terça-feira, novembro 24, 2009

Blogs evangélicos e minha visão para 2010

.
limpando o arado
João Cruzué

Em setembro de 2008 eu fui convidado para ajudar na administração da União de Blogueiros Evangélicos pelo irmão Valmir Milomem de Mato Grosso. Naquele mês escrevi este artigo UBE - Planejamento para 2009. Depois, em dezembro, este outro artigo: A UBE vai dobrar em 2009. Hoje, eu estou escrevendo um outro texto. Venho agradecer aqui, publicamente, cada blogueiro participante da UBE. De setembro de 2008 a outubro de de 2009 a UBE cresceu de 1.000 participantes para 6.000 blogueiros afiliados. Ela quintuplicou.

As razões deste crescimento foi estratégia, simplicidade, organização e muita participação dos blogueiros afiliados.

A mudança da administração para uma comunidade Ube.Ning foi uma bela estratégia. O Ning era um desconhecido, inclusive para mim. Não sei ainda quem deu a ideia, mas o criador da comunidade também foi o irmão Valmir.

Durante o tempo que estive substituindo interinamente o irmão Valmir na moderação da Comunidade, coloquei em prática a simplicidade assembleiana. Ele iniciou a UBE e mesmo ausente por alguns meses, por motivo de estudos, sua autoridade continuou sendo respeitada. Com isso a comunidade se firmou e cresceu. Creio que Deus não opera na bagunça, nem na panela que todos mexem. Hoje, Irmão Eliseu Gomes me tem substituído na moderação, e o respeito a lealdade continuam dentro da UBE. Meu tempo se escasseou, mas tivemos um feliz notícia neste final de ano. Irmão Valmir conseguiu um pouco mais de tempo para nos ajudar na administração da UBE.

Coube a mim, a partir de novembro do ano passado, oferecer um serviço (bem simples) de suporte Como blogar para compartilhar alguns rudimentos do blogspot. Embora bem rudimentar, é um dos mais acessados em língua portuguesa desde 2007. Também, a partir de novembro, começamos a postar no ato da moderação dos novos afiliados um texto de boas vindas com alguns links incluindo Manual de orientações, o início de um Curso de blogspot e os Primeiros Passos para se criar um blog. Não sei a extensão dos efeitos deste trabalho. O que fiz, foi apenas compartilhar aquilo que aprendi "batendo" cabeça com o blogspot desde 2004/2005. Fui criticado gratuitamente na Internet, mas dei frutos.

Os selos da UBE, todos assinados pelo irmão Lucas Santos, são os designs mais bonitos e atrativos que já vi. Como estratégia de marketing eles foram e são muito eficientes. Irmão Lucas tem um talento ímpar. Se eu tivesse facilidade de comunicação com todas as empresas evangélicas brasileiras, eu sugeriria seu nome sem nenhuma dúvida como designer para seus projetos. O resultado pode ser comprovado pelo crescimento da UBE.

As últimas blogagens coletivas e concurso tem ficado a cargo do irmão Sammis Reachers. Um moço erudito, que gosta muito de poesias e missões. Ele tem feito muito bem à UBE. Não poderia esquecer-me de agradecer às ricas contribuições do irmão Luis Carlos Ribeiro.

Minha visão para 2010 é que os blogs evangélicos vão continuar se popularizando. Blogs são o púlpito dos que não têm acesso a ele. Sei disso por experiência própria. Entre a palavra falada e a palavra escrita, fico com a última. Vale a pena perder o medo de escrever. É uma redundância dizer que ninguém nasce sabendo, mas se aprende escrever, escrevendo. Inspiração é o que não vai faltar a um cristão apaixonado por Jesus. Quem é que não fica com os olhos molhados e o coração apertado quando ouve a voz do Espírito de Deus? Então, quando ouvimos sentimos a sua presença e ouvimos a sua voz, nas palavras que escrevermos Deus também falará ao coração dos leitores.

Há muitos crentes que estão escrevendo blogs por vaidade, usando este espaço especial e gratuito para falar de tudo, menos que Jesus ama os perdidos e quebrantados de coração. Fico decepcionado com a maioria dos apologetas. Com uma ou duas leituras, o leitor não cristão (e até mesmo o cristão) foge assustado com o que lê nos comentários. Infelizmente, este tipo de blog vai continuar muito popular em nosso meio. Eu não sei até que ponto eles edificam ou desconstroem.

Por fim vou comentar sobre a principal crítica da maioria dos blogueiros mais antigos. A excesso de cópias de textos alheios em detrimento de postagens de própria lavra. A crítica aos copiadores inveterados. Pessoalmente, tenho certeza que vale a pena investir em textos próprios. Você acha que não tem talento? Um fato é inegável. O talento pode ser lapidado com os anos. Os textos escritos hoje podem ser revisados a cada ano. E a cada ano de dedicação eles vao ficando melhores. Imagina então um texto de um crente que ouviu a voz de Deus falando consigo...É simplesmente lindo.

Antes de encerrar, não acho que blogs políticos vão se "dar" bem na blogosfera evangélica. Seus comentários em nossos blogs, twitter, facebook vão dar muito trabalho de limpeza em nossas caixas de emails. Eu vou classificá-los como span e dar-lhes o destino que acho que merecem. Não pretendo publicar nenhum comentário com propaganda política. Não é que não aprecie a política, mas como posso apreciar alguém que só aparece em ano eleitoral? É muito interesse para meu gosto.

A Paz de Cristo. A UBE vai tornar a dobrar em 2010.


Feliz 2010 para você.



..

7 comentários:

Emmanuel disse...

A paz, muito bom o seu blog, gostaria de trocar postagens, artigos,pois tambem tenho um blog www.teismoracional.blogspot.com sou seguidor do seu, se puder dê uma olhada no meu blog e seja seguidor também... Parabéns pelos seus artigos...

Emmmanuel Dijon

Anônimo disse...

ola muito bom o blog , gostaria de convidar voc e a também ir dar uma visitada no meu http://el-betelhllcar.blogspot.com, desde ja agradeço

igreja da chapada disse...

que o senhor continui abençoando cada vez mas a vida de voces e que atravez de suas vidas deus abeçoe as nossas amem. nosso blog é igrejachapada.blogspot.com

doutoresdealmas.org disse...

quero congratula-los pela posição anti-anônimos: excelente. quem quer anonimato, imprima textos em meia folha A4 (pra render mais; dá dois por folha) e deixe lotes de 200 cópias em locais estratégicos, SEM assinar!
no início de outubro eu criei um pequeno blog apenas pra ser um 'ponto de encontro' de uns projetos pessoais para os amigos. com os dias fui descobrindo algumas incrementações e coisas pra não serem feitas. graça a Deus que tive um crescimento de 900% (e subindo) mas, confesso que sem estratégias, dicas de administração e de 'jeito' com as palavras, não dá em nada. ah! não esqueçam de ter conteúdo PROPRIO. esse negócio de ficar replicando notícias ou posts de 3º só entulha a rede. ou traga coisas exclusivas (ou, pelo menos, personalizadas e lapidadas) ou fique apenas fazendo BONS apontamentos em postagens em blogs de bons conteúdos. e nunca veja nenhum blog como trampolin nem inimigo. se voce for autentico, até as pessoas que venham a te acessar por acaso, irão fazer propaganda de voce e voltar. palavra de quem não contava com sucesso nenhum (eu criei meu blog pra ter umas 50 visitas/mes apenas). talvez um dia, eu me afilie a alguma união de blogueiros. quem sabe? Shalom
www.doutoresdealmas.org

doutoresdealmas.org disse...

quero congratula-los pela posição anti-anônimos: excelente. quem quer anonimato, imprima textos em meia folha A4 (pra render mais; dá dois por folha) e deixe lotes de 200 cópias em locais estratégicos, SEM assinar!
no início de outubro eu criei um pequeno blog apenas pra ser um 'ponto de encontro' de uns projetos pessoais para os amigos. com os dias fui descobrindo algumas incrementações e coisas pra não serem feitas. graça a Deus que tive um crescimento de 900% (e subindo) mas, confesso que sem estratégias, dicas de administração e de 'jeito' com as palavras, não dá em nada. ah! não esqueçam de ter conteúdo PROPRIO. esse negócio de ficar replicando notícias ou posts de 3º só entulha a rede. ou traga coisas exclusivas (ou, pelo menos, personalizadas e lapidadas) ou fique apenas fazendo BONS apontamentos em postagens em blogs de bons conteúdos. e nunca veja nenhum blog como trampolin nem inimigo. se voce for autentico, até as pessoas que venham a te acessar por acaso, irão fazer propaganda de voce e voltar. palavra de quem não contava com sucesso nenhum (eu criei meu blog pra ter umas 50 visitas/mes apenas). talvez um dia, eu me afilie a alguma união de blogueiros. quem sabe? Shalom

www.doutoresdealmas.org

Lela disse...

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tiago 1:17
Acesse também http://valerysanttos.blogspot.com/

Portal Semeadora disse...

Graça e Paz!
Amados, a coisa é séria mesmo, se nós não divulgarmos o Evangelho, outros divulgam heresia.