sábado, abril 24, 2010

Conselhos cristãos para futuros missionários

.
"Lança o teu pão sobre as águas,
porque depois de muitos dias o acharás."

João Cruzué

Tive uma rica oportunidade, esta semana, de receber o email de um moço muito distinto, da Igreja Presbiteriana de Goiás. Ele me contava de seus planos para o futuro e do seu ardente desejo de servir ao Senhor evangelizando na Índia. Então pensei: Quantos outros jovens não se emocionam com estas sete letras - Missões? Assim surgiu o impulso de escrever um pequeno texto, destinado aos leitores deste Blog que sonham ir ao Campo Missionário. Não sou mestre em missões, mas eu conheço o caminho que pode levar ao destino.

--------------------------------------------------------------------------------------

"E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a

saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora

criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse

o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho

chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram".


Atos 13: 1-3
------------------------------------------------------------------------------------

TODO CRISTÃO PODE SER UM MISSIONÁRIO?


Resposta: Aqui vamos restringir o significado de missões, para trabalhar o assunto. Estou falando em Missões Transculturais, ou seja, levar o Evangelho até outros povos e nações, com línguas e costumes diferentes. Neste sentido, vou usar o texto bíblico de Atos dos Apóstolos onde se encontra a forma de chamada missionária de Paulo - antes de ser apóstolo.

Observando o texto de atos, eu posso ver que havia muitos crentes congregando e servindo na Igreja de Antioquia, mas o foi o Espírito Santo, literalmente, confirmou e ordenou, APENAS, a saída de Paulo e Barnabé para o campo missionário. E esta forma ainda não mudou. Quem sai, deve ter certeza de ter ouvido a voz de Deus - além da voz dos profetas. Isso inclui oração e jejuns e concordância de mais pessoas.

Foi dessa forma, e dentro destes termos, que Paulo se tornou o Apóstolo dos gentios, o homem que o Espírito Santo usou para levar o Evangelho até nós.


O QUE DEVO FAZER ANTES DA CONFIRMAÇÃO DA MINHA CHAMADA PARA MISSÕES?

Resposta: Creio que nascemos com a chamada de Deus, mas a confirmação desta chamada depende da nossa vontade e do caminho que escolhemos para andar. Com isso quero dizer que Deus em sua infinita misericórdia nos criou para amar uns aos outros. Que este amor se desabrocha de maneiras multiformes, incluindo a nobre missão de levar a mensagem de Deus aos homens, mulheres e crianças de outros povos, tribos, línguas e nações.

Você pode ter um desejo ardente por missões, mas se estiver em um caminho errado, nunca vai chegar ao "porto". Você pode estar no caminho certo, mas se não tiver vontade de ir, será como aquele filho obediente que disse sim! à determinação do pai - mas não foi!

Considerando que Deus não confirma a chamada de quem anda desocupado, todo cristão que tem interesse por missões deve ser amigo do trabalho. Quando lemos o testemunho de vida de William Carey - o Missionário da Índia, notamos que era ocupado tanto na vida secular quanto na espiritual. Equilíbrio diante da sociedade e de Deus. Assim também se verifica na confirmação das chamadas de Abraão, Moisés e Davi.


COMO ALCANÇAR O AMADURECIMENTO NA VIDA ESPIRITUAL?

Tenho visto muitos cristãos saindo do caminho principal em busca de atalhos que os levem mais depressa ao lugar de destino. E no final de cada um destes atalhos vão perceber que ficaram mais longe da meta, quando não acontece o pior: Rua sem saída!

O processo de amadurecimento costuma ser demorado e exige muita paciência. Envolve muita dedicação ao estudo da Palavra de Deus, a começar pela frequência sistemática às aulas da Escola Dominical. Não adianta correr, queimar etapas, diretamente em um curso teológico. Nunca tivemos tantos Cursos e tão poucos missionários com chamadas confirmadas por Deus. É como aquele hortelão que colocou muito adubo na videira. O adubo além da quantidade queimou suas raízes e a videira secou-se por excesso de adubo.

Durante o tempo da vida cristã, é preciso aprender a ganhar almas. Primeiro a própria família, a vizinhança, a Rua, a Cidade... adquirir a experiência necessária passo a passo. Kilômetro por kilômetro. Andar com os melhores. Com os evangelizadores, com os ganhadores de almas, com os que dão bom testemunho de vida. Excluir as companhias dos radicais, que justificam seus métodos egocêntricos, com a crítica às autoridades da Igreja.


E O QUE DEVO FAZER NA VIDA SOCIAL?

O cristão é um cidadão que tem compromissos com dois mundos: com o Reino de Deus e com a sociedade onde vive. Deus e "Cesar". Ele precisa dar a cada um o seu tributo. É preciso evitar os dois extremos e buscar uma vida equilibrada. Enquanto uns passam o tempo todo atrás das coisas da Igreja, enquanto abandonam os deveres para com a família, vizinhança, sociedade, outros apenas correm atrás dos interesses seculares e nunca têm tempo para as coisas de Deus.

Os dois extremos devem ser evitados. Um bom testemunho de cristão deve mostrar um compromisso sincero com o trabalho e outro ainda mais sincero com as coisas de Deus. Quantas vezes já presenciei crianças magrinhas e famélicas filhas de "missionários" que passam semanas e meses "servindo" a Deus, ou seja - fazendo a própria vontade! Com um testemunho assim, longe de ganhar a família, seus filhos vão odiar a Igreja. E, nestes casos, quem costuma substituir um pai ausente é a vizinhança não crente, e até os agentes do tráfico!

Deus só vai confirmar verdadeiramente a chamada de um moço ou moça que sonha em fazer missões se houver uma contrapartida de vontade aliada com compromisso e temperança.


QUANTO TEMPO VAI LEVAR PARA A CONFIRMAÇÃO DE UMA CHAMADA?

Hoje tenho 54 anos. Quando tinha vinte e poucos, lembro-me do dia em que o Missionário Joá Caitano convidou à frente do púlpito todos os jovens que possuíam desejo missionário. Acho que todos se levantaram e foram receber as orações do pastor. E lá estava eu. Eu não fui para missões até hoje. Mas alguns daqueles jovens foram. E dos que foram, nenhum ficou muito tempo no destino.

Mas esta moeda tem duas faces. Um pastor ligado a uma Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em São Paulo, conta o testemunho de um irmão, já avançado em idade, que apareceu com uma história de ser missionário na África. O assunto dele era insistentemente sobre a África. Sua família já estava incomodada com aquilo e mandou chamar o Pastor. Para tirar aquilo da cabeça do velhinho.

E assim (para minha surpresa) um secretário de missões veio a tentar desestimular um ancião de ir para a África. E tudo fizeram para acabar com aquela história esdrúxula. Mas não contavam com o fato que está exposto na Bíblia com o Conselho de Gamaliel. A chamada do velhinho era verdadeira, embora o cercassem por todos os lados ele acabou indo para a África, onde Deus prosperou sua estadia por lá.


QUEM VAI PROVER O SUSTENTO NO CAMPO MISSIONÁRIO?

A história mostra que grandes missionários do passado saíram sem um compromisso formal da Igreja com seu sustento. Também mostra que o engajamento dessas Igrejas aconteceram posteriormente, quando ouviram boas notícias do campo missionário.

Isto põe de volta o mesmo assunto no foco central. Se sua chamada é do coração de Deus, Ele será o responsável pelo seu sustento. E também traz ao foco o outro lado da moeda: o "turismo" ao campo missionário. Familiares de pastores ou pessoas que não têm a confirmação de suas chamadas por Deus, mas que são enviadas por suas Igrejas para que sirvam de apelo publicitário. No fim - não realizam nada aonde foram porque não tinham um compromisso de Deus com suas comissões.


PALAVRAS FINAIS

Para ser um missionário em terras longínquas, é preciso ser um aprendiz de missionário em sua casa, na sua rua, no seu bairro, cidade, etc. O Rei Davi antes de assumir o reino por completo, foi pastor, depois músico, carregador de "marmitas" e queijo. Antes de liderar um exército com escudos, espadas e lanças, manuseava um funda. Teve três oportunidades de liquidar com o sogro e tomar o reino - que Deus já lhe havia prometido. Mas não pecou pela pressa. Esperou até o momento em que Deus o tirou do submundo para o colocar como Rei de Judá. Sete anos depois, era Rei sobre toda a Nação.

Com estas palavras fruto da experiência de um leigo, quero desejar que, ao guardá-las em seu coração, não aconteça que o diabo ou algum tropeço venha roubar a confirmação da sua chamada para Missões.


Afilie-se a nossa comunidade de Blogs: Associação de Blogueiros Cristãos





.

3 comentários:

Luciano Vieira disse...

Graça e paz amados!

Quando ministro sobre missões e evangelismo, procuro sempre trazer a mente dos amados, a necessidade de se começar fazer missões entre vizinhos, amigos de trabalho, de escola, de faculdade, ou qualquer convívio social. Muitos por suas inexperiências, acham que fazer missões fora do país é a mesma coisa que pregar em púlpito com uma igreja cheia de crentes sedentos pela palavra, e esquecem que existem povos e nações onde o evangelho não é aceito.
Aquele que começa sendo missionário em sua casa, será um grande ganhador de almas por onde passar.

Parabéns pelo tópico amado João.

Em Cristo,

Luciano Vieira
www.escrituraemfoco.blogspot.com

Shaianne disse...

Olá Irmão João Cruzué!
Mas uma vez um dos seus estudos me esclareceu muitas coisas. Que Deus possa continuar o abençoando. Quando se fala de vida cristã e vida social, muitos confundem, e eu mesmo a um tempo confundia. Quando ao ler vários sobre os personagens da bíblias que tiveram uma chamada de Deus, eles trabalhavam.
Abraços e a paz de Cristo.

Joao Cruzue disse...

Oi Shaianne.

Continue orando. Quando o Senhor preparar o tempo da sua saída, não se esqueça de me mandar um email.

Irmão João.


.