sexta-feira, dezembro 23, 2011

Blogs Evangélicos, planos para 2012

.


.João Cruzué

A segunda onda de blogs evangélicos teve início em 2007, quando o presbítero da Assembleia de Deus Valmir Milhomem, junto com dois pastores: Esdras Costa Bentho e Altair Germano, criaram a União de Blogueiros Evangélicos . Ao propósito inicial de uma comunidade agregadora de blogs, foi acrescentada a visão do presb. João Cruzué de que toda liderança evangélica deveria ter um blog, para aprender publicar conteúdo cristão na Internet. Mas o crescimento da comunidade se deu mesmo foi pela operosidade de muitos irmãos anônimos e pela ajuda destacada destes irmãos: Eliseu Antonio Gomes, Pastora Marcia Chaves, Professora Wilma Rejane, Sammis Reachers , Luis Ribeiro , Lucas Santos , Wallace Souza , Cintia Kaneshigue e Renan da Costa. Esta galera, juntos ou em tempos diferentes, ajudaram a agregar mais de 15.000 blogs na UBE.

Peço perdão aos gestores de outras comunidades, justifico, dizendo que também de citar a comunidade que administro, para não deixar o post longo demais.

O que podemos acrescentar e melhorar em 2012? Vou deixar minha opinião.


1 - Individualismo x blogar em grupo.

Eu sei que é difícil convidar alguém para postar junto conosco, por causa do conforto da nossa privacidade. Mas eu aconselho àqueles que estão começando (ou desanimando) a blogar em grupo. Isto pode ser feito no painel do blogger em Configurações/Permissões/Adicionar autores. É preciso considerar que, manter sozinho a regularidade de um blog, é uma atividade bem cansativa que pesa ao longo dos anos. É bíblico trabalhar em grupo.

2. Planejamento de comentários

É fantástico observar como a perda de memória tem ajudado a murchar muitos blogs. Não a memória de seus editores, mas de seus amigos virtuais, aqueles que eram muito presentes no começo, mas com o passar do tempo se esquecem de fazer uma visitinha para deixar umas poucas linhas de incentivo. Como mudar isto: planejando seus comentários: listando umas duas dezenas de endereços, e a cada vez que abrir o painel do próprio blog, separar um minuto apenas, para deixar algumas palavras de incentivo, crítica ou encorajamento, na caixa de comentário dos amigos - sem esquecer dos mais novos.


3 . Publicação de Conteúdo Cristão.

Blogs. Creio que é para isto que servem: Publicar conteúdo cristão. Outro dia recebi um comentário crítico de leitor. Ele se queixava de um post que fiz sobre o pagamento bilionário de juros feito pelo Brasil. Um valor tão alto que equivale aos orçamentos anuais da Saúde, Educação e Assistência Social. O comentarista escreveu que isto tirava seu enlevo espiritual ao manusear os posts do Olhar Cristão.

Com todo respeito pela opinião dos leitores, um blog para mim deve escrever e opinar sobre tudo. É claro, sob o ponto de vista de uma consciência cristã. Somos cidadãos do céu, mas ainda vivemos na terra. Não podemos ser egoístas nem ignorantes quanto às necessidades do próximo. É preciso manter uma consciência alerta quanto a advertência de Jesus na Parábola do Bom Samaritano. Tanto no escrever, quanto no agir.


4. Formação de Opinião Pública

Para escrever sobre tudo, é preciso ler. ler muito em fontes variadas. Pior que não ter o hábito da leitura é ter apenas uma fonte de notícias para se atualizar. Nossos textos começam a aparecer muito na busca do Google. Textos inteligentes são apreciados por pessoas inteligentes. Se quisermos influenciar a sociedade não podemos escrever apenas sobre assuntos internos de Igrejas e convenções de pastores. Uma grande panela gospel não é uma ideia sábia. Quando surgiu o movimento "Black Power", perguntaram para o Pastor Martin Luther King o que ele achava do movimento. Sua resposta foi bem crítica: Ele entendia que o movimento buscava isolar o negro da sociedade americana. O Pastor King via de forma diferente: Que eles deveriam estar presentes em todas as atividades americanas.

Para influenciar pessoas e mudar uma sociedade é preciso, talvez, mudar primeiro nossa própria visão. Uma visão muitas vezes restrita às quatros paredes de um templo ou aos bancos de um seminário. Vamos pensar grande, para a glória de Deus.

5. Efeito Multiplicador

O Evangelho é a mensagem que pode tratar e resolver todos os males do mundo. Mas a pregação do Evangelho é feita por nós. E a Internet, uma estrada de alta velocidade que atravessa o mundo, continente por continente, país por país, povo por povo, tribo por tribo, língua por língua e pessoa por pessoa. Não basta ao cristão blogar. É preciso que ele descubra homens e mulheres de Deus, para que eles também aprendam a publicar conteúdo cristão. Cada um de nós temos coisas para contar, bênçãos e testemunhos maravilhosos que outros precisam ouvir. Em minha visão, todo líder cristão que tem o Espírito de Deus ardendo em sua vida, deve aprender a deixar escrito seus textos na Internet. Cabe ao Espírito distribuí-los para quem esteja precisando. Cabe a nos escrever e publicar.

Se somos 40 milhões de evangélicos nesta nação, 1% disto dá 40 mil blogs. Quero ver 5% blogando para glória de Deus, até o final de 2012. São 200 mil blogs cristãos.









4 comentários:

Wallysou disse...

muito bom, amado.

precisamos mesmo sair das 4 paredes, se quisermos alcançar o mundo.

abs, apz.

Carolina disse...

Muito bom!!!

Juscelino Nery disse...

É isso mesmo, irmão João. Não podemos nem devemos nos restringir a assuntos religiosos e/ou evangélicos. Somos cidadãos do mundo, de um país, torna-se necessário participar dos assuntos da sociedade, da política, entre outros assuntos. E claro, nossa participação e contribuição deve sempre ser pautada por princípios bíblicos, cristãos, e sobretudo ético, porque a Ética não se restringe a cristãos ou não cristãos, mas a todos os seres humanos. É nessa visão que estou ainda engatinhando na senda dos blogs. Por enquanto, criei e tenho postado diversos textos no Recanto das Letras (Prisma das letras). O outro blog que criei, com ideia mais abrangente, estou devendo, preciso avançar. Reconheço que estou procrastinando. Minha disciplina não tem sido a mesma que já foi um dia, quando eu estudava pra concursos, por exemplo. Minha motivação também anda em baixa. Nos últimos três anos as coisas não têm ocorrido como planejado ou desejado, isso tem me frustrado e desanimado profundamente. Sobre a preparação, esse é um passo importantíssimo no cumprimento de nossa missão, nosso trabalho. Por isso é preciso ser um ávido leitor. Tenho lido e aprendido: quem quer escrever, precisa ler, ler e ler - muito; de tudo um pouco. Tenho investido pesadamente nisso. Estão me faltando motivação, disciplina e organização. Quem sabe em 2012, eu encontro ou tomo alguma atitude sobre os fatores que estão me amarrando o desenvolvimento nessa estrada dos blogs. Abraços. FELIZ NATAL E UM ANO NOVO ABENÇOADO! Continue sendo a bênção que é para todos os blogueiros da comunidade.

Blog do Francisco Evangelista disse...

Muito pertinente essa postagem. Serviu muito pra minha reflexão, especialmente pelo fato por ser um neófito em relação a blog. E as vezes fico me perguntando se minha "linha editorial" tá legal ou não. Palavras abalisadas e de alguém bem mais experiente me servem de norte. Um abraço