segunda-feira, novembro 11, 2013

Esperança no Livro do Profeta Jonas

.
PARA DEUS NÃO HÁ CAUSA IMPOSSÍVEL

Clama a mim, e responder-te-ei.
João Cruzué


E Jonas tomou o navio e fugiu para Társis. Em clara evidência de que não concordava  com o mandado de Deus que dizia assim: "Levanta e vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela com aquela pregação que Eu te disse". Todavia, Jonas desejava do fundo de seu coração que os ninivitas fossem destruídos. Um povo mau, carniceiro, com um exército destruidor que massacrava e queimava crianças, mulheres, homens e anciões. 

Jonas tinha razão. Deus sabia disso, mas queria dar uma última oportunidade àquele povo.

Depois de Jonas ter passado pelo ventre do grande peixe, voltou à praia para ouvir, de novo, a mesma ordem do Senhor: Levanta e vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela com aquela pregação que eu já te disse.

A contragosto, o profeta cruzou a cidade caminhando por três dias. Caminhava e clamava a todos pulmões que em poucos dias Nínive seria subvertida. Destruída. Arrasada. Ele pregava e desejava que a cidade fosse destruída. Tinha interesse nisso. Era "dente-por-dente-e-olho-por-olho".

Mas, mesmo com o coração distante da mensagem, houve uma conversão do Rei ao animal. E eles jejuaram e buscaram arrependimento. E o que Jonas tanto queria, não aconteceu. Pelo contrário, a cidade se arrependeu e o juízo de Deus não se abateu sobre a Nínive naquele tempo.

Quando a vontade de Deus está em certa causa, não importa quem pregue nem o que fale. É Deus que estará agindo. E se Deus teve misericórdia nos habitantes daquela cidade e mudou-lhes o coração por uma palavra, isto significa que sua causa, leitor deste vlog,  ainda não está perdida. Sua filha, ou seu filho, ou seu esposo, ou sua esposa, ou mãe, ou pai, ou quem quer seja, não está definitivamente perdido nos caminhos por onde tem andado. Há esperança!

Deus é o Deus da Misericórdia. O Deus da oportunidade. Ele não despreza aquele que é ruim, que não presta, que não tem qualquer possibilidade de mudança, ainda que esteja morto, para  Deus  não há causa perdida.

O Senhor Jesus é o filho do Deus Único. O melhor advogado; ponha a causa do seu filho, da sua filha, ou de quem quer que for nas mãos do Senhor. Clame, insista, jejue,  peça para o Senhor se lembre de você, ouça a sua oração e aja em seu favor.

Se ele teve misericórdia do povo de Nínive e levou o perdão para eles, também Ele diz para você levantar a  sua cabeça e continuar orando,  clamando e esperando, porque há vitória de Deus no caminho da sua oração. 

Agora, se Ele tiver um propósito para sua vida e você estiver fugindo, enquanto não se colocar no lugar que o SENHOR mandou, você pode passar por um problema parecido com o  do profeta Jonas. É melhor obedecer a voz de Deus.

Jeremias 33:3

Amém.





Nenhum comentário: