sábado, junho 06, 2015

O Batismo no Espírito Santo para novos convertidos


Batismo no Espírito Santo e com fogo
AUTOR: JOÃO CRUZUÉ
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Conheci o Evangelho em 1974. Em janeiro de 1975 fiz minha decisão pessoal, aceitando Jesus como meu Senhor e Salvador pessoal na congregação da Rua Oito, Jardim São Luís, da Igreja Pentecostal Deus é Amor, na Cidade de São Paulo. Em maio de 1975, batizei-me na Represa do Guarapiranga, no Bairro de Veleiros, Zona Sul de São Paulo. Em julho do mesmo ano, em uma vigília em um salão onde fora o antigo Cine Coliseu, Bairro  Tucuruvi, recebi o Batismo no Espírito Santo. Portanto, vai fazer 40 anos no mês que vem. Isto não aconteceu somente comigo, mas com toda mocidade da congregação.

A obra do Espírito Santo começa quando ele enche o crente de poder para testemunhar do amor de Deus e pregar o Evangelho com ousadia. Foi isto que aconteceu com meus Tios Paulo e Glória. Todo fim de semana eles visitavam a casa onde eu morava junto com outros parentes. Tia Glória me convidou para ir na Igreja, e disse que lá os crentes falavam em outras línguas. A curiosidade me levou até lá. Um ano depois eu já estava batizado.

Meus pais eram muito católicos. Sabendo que eu me tornara um crente em Jesus, minha mãe viajou para a Capital de São Paulo com o único propósito de me demover da ideia de ser um crente. Na ocasião, mandou-me jogar a Bíblia fora, mas eu já recebera o batismo no Espírito Santo e, mais apegado eu fiquei á minha fé. Convidei-a para o culto de onde ela saiu escandalizada com o barulho.

Ela e meu pai muito lutaram para que eu não prosseguisse na fé pentecostal. Tio Joaquim, irmão de meu pai, era crente da Igreja Assembleia de Deus. Quando eu ainda era pequeno, de tempos em tempos ele visitava nossa casa na roça e sempre falava de Jesus, para desagrado de meu pai e minha mãe. Por isso, quando aceitei a fé, pai e mãe achavam que isto era "praga" de língua, pois eles falavam muito mal do meu tio.

O tempo da contrariedade passou. E como meus pais eram pessoas muito honradas, trabalhadoras e de bom testemunho, a graça de Deus também os alcançou.  Mãe, aceitou Jesus primeiro e foi congregar na Igreja Presbiteriana. Como ela tinha gosto pelo batismo nas águas, tive o privilégio de batizá-la no sítio onde ela morava. Meu pai, dois anos depois de minha mãe, também aceitou Jesus. Ele, foi morar com o Senhor em 1998 e minha mãe, em 2011. Posso dizer que produzi frutos de salvação dentro da casa de meus pais.

A resistência contra a guerra que se estabeleceu dentro da minha família quando me tornei um crente foi a graça do Senhor Jesus. E a ousadia com a qual eu pregava dentro da casa de minha avó, na presença de meus tios vinha do Espírito Santo. Um dos meus tios planejou me dar uma surra por que eu sempre falava contra as imagens e esculturas de "santos" que havia na casa da minha vó. Muitos anos depois, ele me dizia como desabafo que ele estava errado.

Tendo dito estas coisas, que acontecerem no tempo de minha adolescência e juventude, passo a mostrar na Bíblia a diferença entre TER o Espírito Santo e SER cheio dele.

Ninguém se converte ao Cristo sem a ação do Espírito Santo. Por trás da pregação do Evangelho, do testemunho de conversão de um cristão, está o mover do Espírito Santo que usa as palavras da boca de um crente quando ele fala com ousadia da escravidão do pecado e do grande amor de Deus. O próprio Jesus, que era cheio do Espírito Santo, realizava milagres, curava enfermos e expulsava demônios com o poder do Espírito Santo. Assim registrou o Profeta Isaías:

"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos." (Isaías 61.1)

Lucas confirmou esta profecia no Evangelho: 

"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração" (Lucas 4.18) .

Assim, também, em Atos dos Apóstolos 10.38 Lucas registrou a pregação de Pedro: 

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" (Atos 10.38).

Este enchimento de poder de Deus (Batismo no Espírito Santo) é uma obra que o Espírito Santo realiza na vida de um novo convertido para que ele pregue sem timidez o Evangelho da Salvação. É uma capacitação para o trabalho.

Ao testemunhar do que Jesus fez em sua vida, o novo convertido transmite a voz do Espírito Santo nas palavras do seu testemunho. Estas palavras penetram nos ouvidos das pessoas e podem produzir o novo nascimento. Sobre este assunto, Jesus deu um verdadeira aula da Palavra de Deus a um mestre religioso do seu tempo que foi procurá-lo de noite: Nicodemos.

E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.  Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.  (João 3. 1-7)

O novo nascimento, de que Jesus fala neste texto, é a obra da regeneração que é realizada pelo Espírito Santo na vida daquele que aceita com boa vontade a Palavra de Deus.

Quando estive à frente, por seis anos, de uma congregação da Assembleia de Deus, orei para Jesus batizar com o Espírito Santo por várias vezes, sem resultado. Era uma vergonha atrás da outra.  Por isso, orei ao Senhor: Senhor vou tentar mais uma vez, se nada acontecer, não vou orar mais não. Foi aí que aprendi que era preciso oferecer sacrifício de jejum a Deus. Por três vezes  (cultos de Santa Ceia) eu jejuara antes , durante a semana, (três dias seguidos sem comer) e quando chegava o sábado da Ceia, o Senhor Jesus batizava. Não precisava vir pregador de fora para Jesus abençoar os crentes com o batismo. Lembro-me, que na primeira vez, Jesus batizou uma senhora que tinha muito medo de ir ao púlpito para dar um testemunho de Jesus. A partir do dia que foi batizada, ela nunca mais teve medo de falar de Jesus quando lhe era dado a oportunidade.

O sinal da experiência do batismo no Espírito Santo registrado por Lucas no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos foi o falar em outras línguas. Estas outras línguas foram faladas pelos discípulos sem que as tivessem aprendido em escolas. Elas foram um sinal de Deus para os peregrinos judeus que vieram de terras distantes para adorar no Templo de Jerusalém. Veja isto em Atos 2.4-21:

4. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 

6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 

8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 

9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, 

10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 

11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. 

12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? 

13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. 

14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 

15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 

17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 

18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; 

19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. 

20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; 

21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 


Assim, quando alguém houve de boa vontade a palavra da pregação de alguém cheio do Espírito Santo, este mesmo Espírito Santo vai e faz morada no coração do ouvinte. E este ouvinte, depois de ter nascido de novo (pelo Espírito Santo), vai e começa a viver uma vida de oração, santificação e de de abandono do pecado. Convertido, ele busca com persistência e zelo e recebe o batismo no Espírito Santo. Ao receber este batismo ele sai e começa a testemunhar do que Jesus fez em sua vida. Outras pessoas vão ouvir e aceitar o Evangelho, formando-se um círculo virtuoso: Regeneração, busca e batismo. Batismo, testemunho e regeneração.

E como é que se faz para receber o batismo no Espírito Santo? A receita foi Jesus quem deu: "Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á" (Lucas 11.1).

Oooô glória!








terça-feira, junho 02, 2015

O significado de crescer na graça e no conhecimento


Pomba branca

AUTORIA: JOÃO CRUZUÉ
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A pesquisa do verbete "conhecimento", no Novo Testamento da Bíblia  eletrônica América Lite, v.12.2 de Eliseu Ferreira Araujo Junior, aparece 33 vezes em 33 versículos; o primeiro, está em Lucas 1.77 e o último, na II Carta de Pedro, 3.18. Gostaria de compartilhar minha pequena pesquisa e a conclusão que cheguei sobre o sentido deste conhecimento registrado nesta Carta de Pedro.  Basicamente, encontrei seis sentidos diferentes para esta palavra, no Novo Testamento:

1. João 7.51
"Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? "
e Atos 24.22
"Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios". 
Sentido: informação detalhada de uma causa ou dos atos praticados por uma pessoa;

2. Atos 9.24
"Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida "
Sentido: Informação sobre planos alheios, contada ou revelada;

3. Atos 25.21
"E, apelando Paulo para que fosse reservado ao conhecimento de Augusto, mandei que o guardassem até que o envie a César." 
Sentido: Relatório para informação de superior;

4. Atos 26.3
"Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência". 
Sentido: Domínio de assuntos culturais e religiosos;

5. Romanos 3.20
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado". 
Sentido: tipificação do pecado.

6. II Pedro 3.18
"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém". 
Sentido: Compreensão espiritual da obra, da pessoa e da vontade Cristo. 

Na esteira do sentido do versículo acima (II Pe. 3.18) seguem em mais ou menos semelhança os outros 26 versículos.

Tendo feito este breve resumo, vamos avançar no entendimento do que significa a palavra conhecimento do versículo "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo".

Pelo que tenho ouvido nos últimos 40 anos de fé, quando se debruça sobre a forma errada como este versículo é citado - Crescei na graça e no conhecimento -,  de pronto, fica excluído dele o núcleo de um adjunto nominal composto: de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Desenvolvendo as duas orações com os dois adjuntos temos: 1) Crescei na Graça de Nosso Senhor  e Salvador Jesus Cristo e, 2) Crescei no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O verbo crescer é intransitivo, como se sabe, não precisa de complementos.

Deixando de lado estas questões complicadas de sintaxe, posso interpretar que quando se lê o versículo até a palavra conhecimento (Antes crescei na graça e no conhecimento) a ideia desta citação é que o crescer no conhecimento tem apenas uma conotação intelectual, que pode ser satisfeita com uma formação acadêmica, uma especialização em teologia ou um doutorado em Divindade. Mas, quando se lê o versículo completo, o sentido é diferente.

É diferente, porque não é verdadeiro que uma pessoa que tenha uma formação acadêmica completa (formação, pós-graduação e doutorado) e com sobra de conhecimento tenha a REVELAÇÃO em si de quem seja o Senhor Jesus Cristo. Intelecto e fé são portas de entrada diferentes. Uma dá acesso a razão e a outra à revelação de Deus.

Em Lucas 10:22 temos: "Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e àquele a quem o Filho o quiser revelar."

I João 4:6, corrobora para o entendimento do assunto: 'Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." 

O sentido deste conhecimento pode ser ainda mais claro em Romanos 12:2:  "E não sede conformados com este mundo [intelectual], mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento [espiritual], para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 

Crescer na graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é buscar a presença de Deus pela santificação, pelo esvaziamento do egoísmo, pela obediência à sua palavra. É procurar ser cheio do Espírito Santo. 

Crescer no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não se trata exclusivamente de um crescimento intelectual, teológico. Tem a ver com um discernimento espiritual crescente da vontade de Deus, para servir dentro do propósito dele. Este crescimento é pessoal e vem pela revelação da sabedoria de Deus. 

Efésios 1:17
"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação", 

O exemplo mais perfeito disto é  a transformação ocorrida na vida de Saulo de Tarso. Ele teve uma excelente formação teológica, mas era um analfabeto no conhecimento do Cristo. Até que um dia,  a Graça do Senhor Jesus o alcançou. Então, lhe foi revelado quem era Jesus e, depois, qual era o propósito do Senhor para sua vida.  Não foi a formação religiosa (conhecimento intelectual) que o levou a ter conhecimento da pessoa do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foi a graça de Deus. E Paulo andava na graça e pregava na graça, porque a graça de Deus  estava nele, como a água contida em um vaso de barro.

Por esta razão, é que é preciso citar integralmente  II Pedro 3.18, para não crer em um sofisma. Uma coisa errada, mesmo repetida por uma geração inteira, nunca vai se transformar em  verdade. 




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